CEQHR

Gestão 2011/2012 - Aluno Não Sambaqui

by Aluno Não Sambaqui | 03:29 in | comentários (0)

Representante Discente - Eleições dias 15 e 16 de agosto


Já parou para pensar como em nosso Instituto falamos diferentes línguas?

O que pensam e querem os professores?
O que pensam e querem os alunos?
O que pensam e querem os os pós graduandos?
O que pensam e querem o funcionários?
O que pensa e quer a diretoria?

Participar das comissões de deliberação do instituto faz você conhecer melhor alguns desses pontos. Professores e diretoria são muito mais fáceis de identificar devido à sua representatividade dentro das reuniões.Nós alunos e funcionários possuímos participação ainda tímida e pouco representativa. 

Mas e por que isso é prejudicial?

Nós do Centro Acadêmico acreditamos que a nossa Graduação está longe de ser primeiro plano de preocupação do Instituto. Considera nossa opinião difícil de aceitar? Convidamos você a conhecer melhor as opiniões e práticas da maioria dos docentes, por exemplo, dentro dessas comissões. 
Concorda com a gente? Vamos juntos mudar esse cenário? Acredite, só podemos fazer isso com mobilização de grande parcela dos nossos alunos. E você sabe que isso dentro do IQ é difícil, mas totalmente possível. Exemplos disso é a quantidade de alunos participando de Comissão de Recepção, Comissão de formatura, C.A., Atlética, Química em Ação, Júnior, Comissão da Semana da Química, entre muitos outros. Esse ano realizamos quatro assembleias e tivemos participação crescente, além de sair bons encaminhamentos. Mudamos e pressionamos diversas práticas da cantina, discutimos nosso currículo e encaminhamos futuras discussões. Talvez você concorde que isso é pouco, mas é um passo e para dar o próximo precisamos de você.

Saiba mais de cada Comissão e um pouco do que ela faz.

Comissão de Graduação - CG: Define as regras para o funcionamento do curso de graduação e julga os requerimentos e pedidos feitos pelos alunos de vários tipos, apoio à congresso, viagens acadêmicas, eventos estudantis como Semana da Química, ENEQUI, entre muitos outros.
Comissão de Coordenação do Curso - COC: Responsável pelo currículo, a grade horária e o acompanhamento didático das disciplinas.
Comissão de Cultura e Extensão - CCEx: O Instituto de Química desenvolve atividade de extensão que consiste na prestação de serviços à comunidade. Algumas das atividades realizadas são descritas resumidamente:
- Cursos de aperfeiçoamento para professores do ensino público, desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Química – GEPEQ;
- Cursos de noções básicas de Química para instituições como o Corpo de Bombeiros da Polícia militar do Estado de São Paulo;
- Cursos de Bioquímica para profissionais da área da saúde.
Para mais informações: http://www2.iq.usp.br/CCEx/
Conselho Técnico Administrativo - CTA: Trata do funcionamento dos prédios do Instituto: salas de aula, laboratórios e administração.
Departamento de Química Fundamental e Licenciatura - QFL: Toma as decisões referentes às áreas de Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-química e Licenciatura.
Departamento de Bioquímica - QBQ: Toma as decisões referentes à área de bioquímica.
Congregação: É a instância máxima de deliberação do Instituto para assuntos acadêmicos, pela qual passam todas as decisões tomadas nos outros órgãos.
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www2.iq.usp.br/comissoes/


Para se candidatar envie email com seu nome completo, ano e Comissão de interesse para


ceqhr@iq.usp.br


 




CEQHR

O Centro de Estudos Químicos Heinrich Rheinboldt, nosso C.A., é a voz dos graduandos frente ao Instituto de Química e à universidade, articulando propostas feitas por alunos no âmbito acadêmico, tanto para a melhoria das condições do mercado de trabalho para o futuro profissional de química quanto para o entrosamento dos estudantes dentro da universidade e do próprio instituto. O Centro Acadêmico representa os alunos da graduação em eventos acadêmicos, como reuniões de entidades estudantis e também frente a entidades docentes, como a diretoria do Instituto e comissões de professores nele estabelecidas.