CEQHR

Gestão 2011/2012 - Aluno Não Sambaqui

Nota sobre o CCA.

by Aluno Não Sambaqui | 16:07 in , | comentários (0)


No último sábado, dia 26 de novembro de 2011, ocorreu o CCA (Conselho dos Centros Acadêmicos), cuja principal pauta foi a eleição do DCE (sugestão feita em Assembleia Geral dos Estudantes). Foi decidido, por votação, adiar as eleições do DCE para a primeira semana de abril de 2012. Porém, a gestão do atual DCE termina no dia 11 de dezembro de 2011, e, para que os estudantes da Universidade de São Paulo não ficassem sem representatividade, foi aprovado, também por votação, que uma Comissão Gestora assumiria em caráter transitório, até a próxima eleição, as atividades que cabem ao DCE.

O corpo dessa Comissão é o mesmo do Comitê Eleitoral. Esse Comitê Eleitoral, formado no CCA ocorrido em São Carlos no dia 17 de outubro de 2011, é composto segundo o regimento das eleições do DCE, que segue abaixo:

"Art. 3º – Têm direito a compor a Comissão Eleitoral com direito a voz e voto:
a) um representante do DCE-Livre USP;
b) 2 representantes de CA das exatas
c) 1 representante de CA das Biológicas
d) 2 representantes de CA das FFLCH
e) 1 representante de CA da EACH
f) 1 representante do CA da ECA
g) 1 representante do CA da Faculdade de Direito (XI de agosto)
h) 1 representante de CA de Pinheiros
i) 1 representante de CA de São Carlos
j) 1 representante de CA de Piracicaba
k) 1 representante de CA de Lorena
l) 3 representante de CA's de Ribeirão Preto (um por área: humanas, exatas e biológicas)"

O CEQHR (Química) foi escolhido, junto com o CAMAT (Matemática), para compor os dois CA’s de exatas. Como os representantes da GPOLI (Grêmio Politécnico) manifestaram interesse em participar da Comissão Gestora, foi proposto que cada CA votaria em dois CA’s diferentes dentre os três (CEQHR, CAMAT e GPOLI). Os dois mais votados iriam representar os CA’s de exatas. O resultado da votação foi:
-CEQHR: 15 votos
-CAMAT: 14 votos
-GPOLI: 8 votos
-Abstenções parciais: 9 votos* confirmar
- Abstenções totais: 8 votos

Sendo assim, o CEQHR e o CAMAT permaneceriam na Comissão Gestora.
Para mais informações, aguarde a nota oficial que será emitida pelo CCA, ou fale com um dos nossos integrantes.

Att,
Diretoria do Centro de Estudos Químicos Heinrich Rheinboldt.

by Aluno Não Sambaqui | 03:29 in | comentários (0)

Representante Discente - Eleições dias 15 e 16 de agosto


Já parou para pensar como em nosso Instituto falamos diferentes línguas?

O que pensam e querem os professores?
O que pensam e querem os alunos?
O que pensam e querem os os pós graduandos?
O que pensam e querem o funcionários?
O que pensa e quer a diretoria?

Participar das comissões de deliberação do instituto faz você conhecer melhor alguns desses pontos. Professores e diretoria são muito mais fáceis de identificar devido à sua representatividade dentro das reuniões.Nós alunos e funcionários possuímos participação ainda tímida e pouco representativa. 

Mas e por que isso é prejudicial?

Nós do Centro Acadêmico acreditamos que a nossa Graduação está longe de ser primeiro plano de preocupação do Instituto. Considera nossa opinião difícil de aceitar? Convidamos você a conhecer melhor as opiniões e práticas da maioria dos docentes, por exemplo, dentro dessas comissões. 
Concorda com a gente? Vamos juntos mudar esse cenário? Acredite, só podemos fazer isso com mobilização de grande parcela dos nossos alunos. E você sabe que isso dentro do IQ é difícil, mas totalmente possível. Exemplos disso é a quantidade de alunos participando de Comissão de Recepção, Comissão de formatura, C.A., Atlética, Química em Ação, Júnior, Comissão da Semana da Química, entre muitos outros. Esse ano realizamos quatro assembleias e tivemos participação crescente, além de sair bons encaminhamentos. Mudamos e pressionamos diversas práticas da cantina, discutimos nosso currículo e encaminhamos futuras discussões. Talvez você concorde que isso é pouco, mas é um passo e para dar o próximo precisamos de você.

Saiba mais de cada Comissão e um pouco do que ela faz.

Comissão de Graduação - CG: Define as regras para o funcionamento do curso de graduação e julga os requerimentos e pedidos feitos pelos alunos de vários tipos, apoio à congresso, viagens acadêmicas, eventos estudantis como Semana da Química, ENEQUI, entre muitos outros.
Comissão de Coordenação do Curso - COC: Responsável pelo currículo, a grade horária e o acompanhamento didático das disciplinas.
Comissão de Cultura e Extensão - CCEx: O Instituto de Química desenvolve atividade de extensão que consiste na prestação de serviços à comunidade. Algumas das atividades realizadas são descritas resumidamente:
- Cursos de aperfeiçoamento para professores do ensino público, desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Química – GEPEQ;
- Cursos de noções básicas de Química para instituições como o Corpo de Bombeiros da Polícia militar do Estado de São Paulo;
- Cursos de Bioquímica para profissionais da área da saúde.
Para mais informações: http://www2.iq.usp.br/CCEx/
Conselho Técnico Administrativo - CTA: Trata do funcionamento dos prédios do Instituto: salas de aula, laboratórios e administração.
Departamento de Química Fundamental e Licenciatura - QFL: Toma as decisões referentes às áreas de Química Analítica, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-química e Licenciatura.
Departamento de Bioquímica - QBQ: Toma as decisões referentes à área de bioquímica.
Congregação: É a instância máxima de deliberação do Instituto para assuntos acadêmicos, pela qual passam todas as decisões tomadas nos outros órgãos.
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www2.iq.usp.br/comissoes/


Para se candidatar envie email com seu nome completo, ano e Comissão de interesse para


ceqhr@iq.usp.br


 




Prêmio Suvinil de Inovação

by Aluno Não Sambaqui | 14:36 in | comentários (0)

Mostre ao mundo que você possui as idéias mais valiosas e inovadoras o bastante para receber 60 mil reais em prêmios. Inscreva seu projeto no 3º premio Suvinil de inovação do dia 2 de maio a 7 de outubro de 2011.
Categoria Estudantes:
·         Métodos de decoração e efeitos decorativos
·         Tintas e Processos de pintura
·         Estudantes: que estejam matriculados, no ano letivo de 2010, em curso de graduação ou técnico, sem restrição ao tipo de curso, período que está cursando ou categoria de participação e seus orientadores que devem, necessariamente, ser um professor vinculado à instituição de ensino dos estudantes;
Categoria Profissional
·         Métodos de escolha e combinação de cores
·         Profissionais assim definidos aqueles já graduados em curso técnico ou de nível superior:
A inscrição dos participantes será efetuada simultaneamente à inscrição dos projetos, por meio do acesso ao hot site http://www.suvinil.com.br/inovacao/
Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo telefone (11) 5112-3294.
Desejamos boa sorte para os participantes!

BASF e Cia de Talentos



A Filarmônica de Pasárgada não é como imagina-se, uma orquestra vinda da cidade de Pasárgada na Pérsia, mas um grupo radicado em São Paulo desde 2008. Apresentou-se hoje, dia 13 de maio de 2011 no anfiteatro cinza localizado no Bloco 6 superior do nosso Instituto de Química. Foi uma inusitada apresentação e também deliciosa de presenciar-se. O grupo, que grava seu primeiro CD este ano, visita diferentes instituições dentro do campus da USP no Butantã, sua próxima apresentação é no IPEN -26 de maio. 

CONFIRA as músicas e MAIS INFORMAÇÕES do grupo em :

Fikdik ;)



Camiseta 011 - Participe da Enquete !

by Aluno Não Sambaqui | 15:15 in | comentários (0)

Olá Iqeanos, bixos e veteranos, queremos sua opinião para a nova camiseta do IQ 011, o CA quer a sua participação na escolha da camiseta que iremos fazer este semestre ! Vote no orkut e Participe !
http://www.orkut.com.br/Main#CommPollResults?cmm=442740&pct=1304868371&pid=666545541&msg=2





ASSEMBLEIA DO IQ

by Aluno Não Sambaqui | 20:34 in | comentários (0)

Quinta-feira, dia 14
 
"Reforma Curricular"
 
Participem!!!

Assembléia da Cantina

by Aluno Não Sambaqui | 13:03 in | comentários (0)



Dia 17/03 foi realizada a Assembléia, sendo a pauta principal a Cantina do Grêmio.


As principais reclamações feitas pelos alunos da graduação e da pós-graduação foram as seguintes:


- Má qualidade dos salgados vendidos, já que são requentados, não apresentam um gosto bom. 

- Não há variedade e ao longo dos anos vem diminuindo de tamanho, embora o preço vem sempre aumentando e não condiz com a qualidade.


- O horário incerto principalmente nos sábados e nas férias, além dos atrasos que ocorrem semanalmente;


- Alguns alunos da pós-graduação disseram que fazem refeições na cantina apenas por falta de opção, já que apresentam um horário apertado e precisam de um lugar perto para comer;


- Aumentos indevido e oportunista dos preços de vários produtos;


- As condições de armazenamento dos salgados não são apropriadas, uma vez que são guardados em caixas plásticas, com isso ficam expostos sem nenhuma proteção devida, gerando riscos de contaminação;


- O atendimento dado aos clientes não apresenta um nível de qualidade mínino necessário.




Algumas comparações entre a cantina do grêmio e a do b19 foram feitas, afim de que chegássemos a um consenso de padrão de qualidade (lembrando que não queremos uma cantina igual a do b19, apenas um nível de qualidade igual ou superior):


- Custo benefício entre o preço do salgado e qualidade é incontestavelmente superior;


- Variedade de salgados é maior;


- Número de funcionários é maior, com isso o atendimento é melhor e mais atencioso.




Podemos perceber que existem MUITOS pontos de questionamento e a situação do jeito que está não é nada agradável para os alunos/clientes do instituto, com isso algumas propostas foram feitas afim de que esse quadro possa ser alterado:


-Estudar as possibilidades de mudança de fornecedor;


- Uma variedade de salgados deve ser apresentada, entre eles, salgados vegetarianos, por exemplo;


- Deve ser colocada na cantina uma caixa de sugestões, afim de que sempre haja progresso na qualidade do serviço prestado;


- Retirada de telefone, televisão e balcões desnecessários, afim de que o espaço seja otimizado;


- Estudar as possiblidades de mudança na forma como os salgados devem ser armazenados;


- Poderia ter café de máquina, já que o servido não é muito bom, além de uma maior quantidade de lanches naturais;


- Contrato de um maior número de funcionários, para que o problema do horário, principalmente nas férias, seja resolvido;


- Reunião entre o grêmio, centro acadêmico e dona da cantina para que tais reclamações sejam de conhecimento de todos;


- Estudo da possibilidade de uma licitação, já que não há contrato fixo entre o locador e o locatário;


- Deve haver uma comunicação melhor entre o grêmio, os alunos, afim de que uma aliança mais forte entre os dois seja criada com o intuito de pressionar o instituto sobre uma posição em relação a problemas como esse.


- Renegociação do aluguel entre o grêmio e a dona do recinto;


- O Centro Acadêmico deve se responsabilizar por uma conexão entre o grêmio e os alunos;


- Novas assembléias devem ser feitas, para que o progresso da cantina seja discutido.




É importante ressaltar três pontos importantes ainda:


- O Presidente do Grêmio mandou uma carta a dona da cantina, pedindo que os preços fossem reduzidos, embora nenhuma mudança tenha ocorrido.


Uma carta com todos esses tópicos (reclamações e propostas) foi redigida e enviada ao Presidente do Grêmio e a dona da cantina.
Lembrando a todos os leitores que uma reunião entre membros do Centro Acadêmico e do Grêmio ocorrerá hoje (25/03), e mais outras futuras serão realizadas entre essas duas entidades e a dona da cantina.


Em breve novidades sobre o assunto no blog serão postadas, aguardem

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação."


CEQHR

Venham se divertir !!

by Aluno Não Sambaqui | 11:19 in | comentários (0)

Dia 24/03 ocorrerá a primeira cervejada Pré-Tiq com o patrocínio oficial da Tubatuque.







O evento ocorrerá a partir das 17h, na praça de integraçcão do IQ.

Venha beber muito e se diverti com os amigos !!

Mas não se esqueça, beber e dirigir tocar não combina.
 =D

COMPRA UNIVERSITÁRIA

by Aluno Não Sambaqui | 17:04 in | comentários (0)



Olá!


O CEQHR vem informar que esse ano continua a parceria com a Compra Universitária. Isso quer dizer que vocês terão a oportunidade de comprar livros e calculadoras por preços mais baixos!


Bixo, você que já pagou a calculadora basta aguardar alguns dias que ela já vai chegar. Os veteranos a qualquer momento também podem solicitar a sua enviando um e-mail para chapadaco2011@gmail.com . O preço está R$ 25,00 e agora virá com o logo do CEQHR no lado esquerdo superior.
Para comprar seu livro acesse http://www.livrosbaratos.com.br/ceqhr, consulte o que deseja e em seguida você tem duas opções:


1) Pagar diretamente pelo site à vista ou parcelado no cartão de crédito.


2) Nos falar o nome do livro e pagar à vista ou parcelado em cheque diretamente para nós. Lembramos que o CEQHR aceitará apenas parcelas nos valores acima de R$ 100,00.


Após isso, aguarde a chegada dos livros e o retire com um integrante do C.A. As datas em que recebemos os livros estão descritas no site e são 4 vezes por mês, ou seja, seu livro vai chegar bem rápido.


Atenção, solicite através do endereço www.livrosbaratos.com.br/ceqhr para que sua encomenda chegue ao nosso C.A. e não para algum de outro instituto.


Qualquer dúvida envie um email para chapadaco2011@gmail.com. Para o mesmo endereço você também já pode enviar o seu pedido que nos encaminhamos.


Obrigado.

by Aluno Não Sambaqui | 16:00 in | comentários (0)

O CEQHR instalou um coletor de óleo usado no IQ!

É um galão azul ali na portaria principal, perto do papa-pilha!

Além de colaborar com a natureza, ajudará uma assistência social com o dinheiro recebido por cada litro reciclado.
O óleo será destinado para uma usina de Biodiesel em Ibiúna, ajudando o desenvolvimento de uso e produção desse combustível no Brasil. 

Poste aqui o que você achou da iniciativa e idéias para melhorá-la

Valeu gente, até mais.

Fotos FeMIQ

by Maria | 15:52 in , | comentários (0)

Valeu, galeraaaa! O FeMIQ foi um sucesso!


Obrigada a todos os participantes e convidados que vieram prestigiar a primeira edição do FeMIQ!

PARABÉNS a todas as bandas participantes! Todos mandaram muito bem e agitaram a galera do começo ao fim!

Quem tiver interesse, temos camisetas do evento por R$15,00. Procure alguém do CA ou mande um e-mail pra gente (ceqhr@iq.usp.br).

Valeu, pessoas! Até o próximo Festival de Música do Instituto de Química - FeMIQ! ;)



Bandas participantes: Overhell - Os recrutas - Matriz - Cabalística - Major Filthy Lopez - Black Jack - Demônios de Maxwell - nOnOn - Double Deck - Eutanoise - 8 e 80

Créditos: Maria Carol Crica e Mauritz Black Label
;D

Representantes Discentes

by Aluno Não Sambaqui | 12:53 in | comentários (0)

Resultado da votação para representantes discentes da graduação durante o período de julho de 2010 a julho de 2011.


Conselho Técnico-Administrativo (CTA)

Mauritz Gregório de Vries (09)
Maria Carolina Gonçalves Bittencourt (08)

Comissão de Graduação (CG)

Juliana Games Ferreira (10)
Tatiana Comporte Stabelini (10)

Departamento de Química Fundamental (QFL)

Luciene De Camargo Lima (10)
Daniel Franco Minatelli (09)

Departamento de Bioquímica (QBQ)

Maria Carolina Gonçalves Bittencourt (08)
Tatiana Comporte Stabelini (10)

Comissão Organizadora de Curso (COC)

Karina Kinuyo Nakashima (09)
César Augusto Milani Castro (07)
Isabel de Oliveira Bacellar (09)

Congregação

Eli da Silva Ferreira Júnior (07)
Débora Barbosa Morf (09)
Fernanda Matta (10)
Renata G. Roizman (10)
Gabriel Sebton Carvalho de Oliveira (10)

Escrito por Luciene Lima - eleita como delegada representante da Química no X Congresso dos Estudantes da USP. Mais informações sobre as resoluções do congresso no site: http://www.dceusp.org.br/ 

Comentário sobre o X Congresso dos Estudantes da Universidade de São Paulo


         "A mesa de abertura foi composta pela professora Dayse – RI, professor Otaviano – IF, professor Chico Miraglia – IME e, contou também com a presença do professor Aziz Ab’Saber – FFLCH. Nesse primeiro momento, o foco era deixar claro que o Movimento Estudantil (ME) não é um movimento de vanguarda, mas de idéias que são construídas em conjunto. Além de reforçar que esse era o espaço para refletir, discutir, questionar e propor soluções sobre o que deve ser mudado/melhorado na universidade que todos nós fazemos parte.
          A Educação recebeu grande destaque nesse contexto, juntamente com o questionamento do papel da universidade pública e do ME.
          Uma questão, que particularmente destaco até mesmo porque vários calouros pontuaram isso, é a difusão de informação aos calouros quanto à vida política da universidade, quais as entidades que nos representam e quais suas obrigações.
          Os Grupos de Trabalhos discutiram e realizaram propostas, dentre outras coisas, sobre:

· A comercialização e o sucateamento da Educação;

· A reforma universitária do Governo, incluindo o PROUNI, REUNI, EaD e a UNIVESP;

· As parcerias público-privado;

· A produção cientifica dentro da universidade (Qual o foco? Pra quem produzimos?);

· O tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão;

· O acesso a todas e todos, ou seja, como quebrar a elitização da USP;

· A permanência estudantil;

· A função social da universidade publica com a sociedade e sua transformação;

· A democracia universitária;

· A união entre os funcionários, docentes e estudantes.

· Os tópicos Cultura e Comunicação, Opressões, Meio Ambiente e Questão Agrária, Saúde, Direitos Humanos e Criminalização dos Movimentos Sociais;
          Um grande desafio desse Congresso, instância máxima do Movimento Estudantil, foi de unir estudantes dos mais variados cursos e campi (capital e interior) da Universidade de São Paulo. Agora que ele foi finalizado, sabemos que na realidade, ele só está começando porque as resoluções que foram aprovadas pelos delegados precisam sair do papel e, isso só vai acontecer quando TODOS os estudantes tiverem consciência de que fazem parte dessa universidade e que tem o direito e o dever de saber o que, de fato, acontece nela. Não é trivial conhecer quais são as propostas da reitoria e o porquê delas, e o que as organizações estudantis – DCE e CA’s – estão realizando para melhorar as condições dos alunos que já estão aqui e dos que estão por vir. Nesse sentido, todas as propostas que foram feitas, mesmo as que foram alteradas ou suprimidas pela plenária final, estarão disponibilizadas no site do DCE – USP, democratizando o acúmulo de informações apresentadas e debatidas entre os dias 27 e 30 de maio.

Atenciosamente,
Luciene Lima (10)"

Resultados da Enquete

by Aluno Não Sambaqui | 16:10 in | comentários (0)

Atenção!!!
Está encerrada a votação da enquete "Quem você convocaria para a Copa 2010 no lugar do Grafite?".

Parece que, se dependesse do IQ, o Grafite ainda estaria aqui e o Mauro Bertotti na África! Dos 61 votos, 21 foram para ele! Mas como o CEQHR não podia pagar uma passagem para a África, o prêmio será um kit para assistir aos jogos aqui no Brasil mesmo...

Quem também ganhou um kit foi o Banzai, o participante da enquete que foi sorteado!

Terça feira (dia 15 de junho) os kits contendo um álbum da copa, figurinhas, corneta, apito, bandeira e chapéu serão entregues aos ganhadores.

Valeu pela participação e não percam a próxima enquete!

;)

Enquetes?!

by Maria | 23:06 in | comentários (0)


Pois é pessoal! Hoje damos início às nossas enquetes premiativas! \o/


Hãn? Enquete?!
É isso aí, todo mês postaremos uma enquete temática aqui no blog!

Como assim? Prêmios?!
Todos os participantes estarão automaticamente concorrendo a uma premiação referente ao tema da enquete.

E cadê?!
Para participar das nossas enquetes, acesse a aba "Enquete", na parte superior da página inicial do blog!

► Quem pode participar disso aí?!
A participação está aberta a todos os interessados, porém as premiações só serão válidas para alunos de graduação e pós do IQ USP.



Ah, e a primeira enquete já está no ar até o dia 09 de junho! Dê sua resposta e concorra! A premiação será feita no dia 10 de junho, junto à premiação do TIQ!


É isso mesmo! Na próxima quinta-feira, dia 20 de maio, o cantor, compositor e violinista Galldino, integrante do grupo O Teatro Mágico, estará aqui conosco para um bate papo sobre sua carreira musical e perspectivas para projetos futuros. Ele trará os integrantes de seu trabalho solo, Octopus. No fim, será servido um coffee break aos participantes. Em um fim de tarde agradável, o CEQHR convida a todos os interessados para participar do recomeço dos nossos Happy Hour Culturais! Não perca essa oportunidade. Até lá!


Happy Hour Cultural
Convidado: Galldino, d'O Teatro Mágico
Dia 20 de maio, às 17h30
Na Praça de Integração - IQ USP
Entrada gratuita


Doe R$1,00 e ajude uma instituição de caridade!

CEQHR

O Centro de Estudos Químicos Heinrich Rheinboldt, nosso C.A., é a voz dos graduandos frente ao Instituto de Química e à universidade, articulando propostas feitas por alunos no âmbito acadêmico, tanto para a melhoria das condições do mercado de trabalho para o futuro profissional de química quanto para o entrosamento dos estudantes dentro da universidade e do próprio instituto. O Centro Acadêmico representa os alunos da graduação em eventos acadêmicos, como reuniões de entidades estudantis e também frente a entidades docentes, como a diretoria do Instituto e comissões de professores nele estabelecidas.