Dia 17/03 foi realizada a Assembléia, sendo a pauta principal a Cantina do Grêmio.
As principais reclamações feitas pelos alunos da graduação e da pós-graduação foram as seguintes:
- Má qualidade dos salgados vendidos, já que são requentados, não apresentam um gosto bom.
- Não há variedade e ao longo dos anos vem diminuindo de tamanho, embora o preço vem sempre aumentando e não condiz com a qualidade.
- O horário incerto principalmente nos sábados e nas férias, além dos atrasos que ocorrem semanalmente;
- Alguns alunos da pós-graduação disseram que fazem refeições na cantina apenas por falta de opção, já que apresentam um horário apertado e precisam de um lugar perto para comer;
- Aumentos indevido e oportunista dos preços de vários produtos;
- As condições de armazenamento dos salgados não são apropriadas, uma vez que são guardados em caixas plásticas, com isso ficam expostos sem nenhuma proteção devida, gerando riscos de contaminação;
- O atendimento dado aos clientes não apresenta um nível de qualidade mínino necessário.
Algumas comparações entre a cantina do grêmio e a do b19 foram feitas, afim de que chegássemos a um consenso de padrão de qualidade (lembrando que não queremos uma cantina igual a do b19, apenas um nível de qualidade igual ou superior):
- Custo benefício entre o preço do salgado e qualidade é incontestavelmente superior;
- Variedade de salgados é maior;
- Número de funcionários é maior, com isso o atendimento é melhor e mais atencioso.
Podemos perceber que existem MUITOS pontos de questionamento e a situação do jeito que está não é nada agradável para os alunos/clientes do instituto, com isso algumas propostas foram feitas afim de que esse quadro possa ser alterado:
-Estudar as possibilidades de mudança de fornecedor;
- Uma variedade de salgados deve ser apresentada, entre eles, salgados vegetarianos, por exemplo;
- Deve ser colocada na cantina uma caixa de sugestões, afim de que sempre haja progresso na qualidade do serviço prestado;
- Retirada de telefone, televisão e balcões desnecessários, afim de que o espaço seja otimizado;
- Estudar as possiblidades de mudança na forma como os salgados devem ser armazenados;
- Poderia ter café de máquina, já que o servido não é muito bom, além de uma maior quantidade de lanches naturais;
- Contrato de um maior número de funcionários, para que o problema do horário, principalmente nas férias, seja resolvido;
- Reunião entre o grêmio, centro acadêmico e dona da cantina para que tais reclamações sejam de conhecimento de todos;
- Estudo da possibilidade de uma licitação, já que não há contrato fixo entre o locador e o locatário;
- Deve haver uma comunicação melhor entre o grêmio, os alunos, afim de que uma aliança mais forte entre os dois seja criada com o intuito de pressionar o instituto sobre uma posição em relação a problemas como esse.
- Renegociação do aluguel entre o grêmio e a dona do recinto;
- O Centro Acadêmico deve se responsabilizar por uma conexão entre o grêmio e os alunos;
- Novas assembléias devem ser feitas, para que o progresso da cantina seja discutido.
É importante ressaltar três pontos importantes ainda:
- O Presidente do Grêmio mandou uma carta a dona da cantina, pedindo que os preços fossem reduzidos, embora nenhuma mudança tenha ocorrido.
Uma carta com todos esses tópicos (reclamações e propostas) foi redigida e enviada ao Presidente do Grêmio e a dona da cantina.
Lembrando a todos os leitores que uma reunião entre membros do Centro Acadêmico e do Grêmio ocorrerá hoje (25/03), e mais outras futuras serão realizadas entre essas duas entidades e a dona da cantina.
Em breve novidades sobre o assunto no blog serão postadas, aguardem
"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação."
CEQHR